Juiz decreta prisão preventiva de 97 torcedores detidos após briga no clássico

Juiz decreta prisão preventiva de 97 jogadores qu vão responder pelos crimes de formação de quadrilha e violência no esporte.

O juiz Marcelo de Oliveira da Silva converteu em prisão preventiva a prisão em flagrante de 97 torcedores, presos antes do clássico entre Fluminense e Vasco, no último domingo (22), pelo Campeonato Carioca. Os torcedores vão responder pelos crimes de formação de quadrilha e violência no esporte. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (26) no site do Tribunal de Justiça do Rio.

Mais da metade dos torcedores presos já tinha passagem pela polícia por roubos, ameaças e descumprimento ao Estatuto do Torcedor. Dos cerca de 120 envolvidos em confusão no entorno do Estádio do Engenhão, 97 foram presos e 19 menores apreendidos.

Com eles a polícia apreendeu barras de ferro, soco inglês, pedras, pedaços de madeira e rojões. Eles foram encaminhados na segunda (23) para o presídio de Bangu 10 e os menores, para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. Segundo a PM, eles se envolveram em duas brigas: uma entre torcedores do Fluminense e do Vasco e a segunda entre torcedores do Vasco, que brigam pelo comando da Força Jovem do time.

PM usou bombas de efeito moral para conter confusão
Em uma primeira briga, 87 torcedores dos dois times foram levados para o Juizado Especial Criminal (Jecrim), dentro do estádio, após briga perto de uma estação de trem. Um grupo de torcedores teria lançado rojões na direção da torcida rival. PMs usaram bombas de efeito moral para conter a confusão. 

Mais tarde, dois grupos rivais de uma mesma torcidas organizadas do Vasco tentaram entrar em confronto. Segundo o tenente-coronel João Fiorentini Guimarães, do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe), a PM impediu a briga e um dos grupos atacou os policiais, que prenderam mais torcedores. 

“Ninguém está preocupado com o clube. Eles se dizem vascaínos. Eles não se preocupam com o que vai acontecer com o clube. Só querem o dinheiro e o poder de presidir a torcida, apenas isso”, disse o tenente-coronel.

Globo Esporte

Comente

Veja também
Logo Nike e símbolo do Vasco da Gama
Vasco encaminha acordo com a Nike para 2026

O Vasco da Gama encaminhou acordo com a Nike para ser a nova fornecedora de material esportivo em 2026.

Renato Gaúcho em sua época de técnico do Flamengo
Vasco formaliza interesse em Renato Gaúcho e aguarda resposta do técnico

A diretoria do Vasco entrou em contato com Renato Gaúcho e formalizou o interesse em contratá-lo.

Tomás Cuello, atacante do Athletico-PR
Vasco tem interesse em Tomás Cuello, atacante do Athletico-PR

De olho no mercado, o Vasco da Gama busca reforços para 2025 e demonstra interesse na contratação de Tomás Cuello.

Adson em jogo contra o Internacional
Vasco pode ter retorno de 3 jogadores lesionados na pré-temporada

Recuperados de suas respectivas lesões, três jogadores ficam à disposição da comissão técnica para a pré-temporada.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Confira bastidores da reunião do CD do Vasco, que terminou em confusão

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco da Gama sobre recuperação judicial do Clube termina em confusão; confira.