Vasco foi o clube que mais utilizou jogadores da base neste Brasileiro

O Vasco da Gama foi o clube que mais utilizou jogadores formados em casa nesta edição do Campeonato Brasileiro.

Em levantamento feito e divulgado pelo GloboEsporte.com no início de dezembro (veja), o Vasco da Gama aparece no topo da lista de clubes que mais utilizou pratas da casa no Campeonato Brasileiro 2017. Ao longo de sua participação na competição, que terminou com final feliz em virtude da classificação para a Taça Libertadores da América de 2018, o Gigante da Colina utilizou 16 jogadores formados em São Januário.

Alan Cardoso, Andrey, Bruno Cosendey, Bruno Gallo, Caio Monteiro, Douglas Luiz, Evander, Gabriel Félix, Guilherme Costa, Henrique, Jomar, Jordi, Mateus Vital, Paulinho, Paulo Vitor e Thalles foram os pratas da casa que atuaram com a camisa cruzmaltina durante o torneio nacional. O que mais entrou em campo foi Mateus Vital, com 30 partidas, e o que mais balançou as redes foi Paulinho, com três gols.

O aproveitamento de atletas da base no Campeonato Brasileiro foi o maior do Vasco da Gama nos últimos dez anos. Os números são expressivos e simbolizam o grande trabalho de reconstrução desenvolvido pelo Gigante da Colina em sua "Fábrica de Craques" nas últimas temporadas. Para ser ter uma ideia, comparando com derradeiro ano de mandato da gestão anterior, a utilização de pratas da casa aumentou em 50%.

A tendência é que o número cresça nas próximas temporadas, pois o objetivo a curto e médio prazo do Gigante da Colina é possuir um elenco profissional composto por 70% de pratas da casa. O Almirante vem trabalhando firme para atingir essa meta desde dezembro de 2014, quando tirou toda a estrutura da base de Itaguaí e a trouxe novamente para São Januário, visando oferecer o que tem de melhor para os atletas.

A reforma da Pousada do Almirante, a construção do Caprres/Base, a reativação do Promove (Programa de Promoção de Talentos), o lançamento do Currículo Metodológico, o forte investimento no Colégio Vasco da Gama, a conquista do Certificado de Clube Formador e a criação de projetos de valorização da "Raiz Vasco" foram algumas das medidas tomadas pelo clube nos últimos anos. A liderança do clube no ranking elaborado pelo GloboEsporte.com, portanto, não é em vão.

Leia mais sobre: Campeonato Brasileiro

Comentários

Leia também

Copyright © 2010-2018 Vasco Notícias. Todos os direitos reservados. Política de PrivacidadeFale ConoscoSobre nós